quinta-feira, 17 de novembro de 2011

São Rafael Kalinowski, O.C.D

19 de Novembro São Rafael Kalinowski O.C.D

Nasceu em Vilna (Lituânia), em 1835, de família polonesa. Por ser engenheiro militar combateu contra a Rússia e foi deportado para a Sibéria onde foi obrigado a trabalhos forçados durante dez anos. Ingressou na Ordem dos Carmelitas Descalços em 1877, aos 42 anos de idade, e foi ordenado sacerdote em 1882. Distinguiu-se no zelo pela unidade da Igreja e no apostolado infatigável do sacramento da Penitência e direção espiritual. Restaurou a Ordem na Polônia governando-a santamente. faleceu em Wodowice no ano de 1907.

Das Exortações de São Rafael, presbítero Séc. XIX

 Nada se recomenda tanto na Sagrada Escritura como a vida perfeita e um total e exato cumprimento de nossas obrigações. No Antigo Testamento, convidando o povo a ser santo, dizia-lhes Deus "Sede santos, porque eu sou santo".
 Nosso Senhor Jesus Cristo, dado pelo Pai eterno para ser nosso instrutor, mestre e guia, corroborou este convite e nos propôs como modelo a ser imitado a própria Santidade, o seu eterno Pai: "portanto sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celestial" . E que se faz necessário para sermos santos e perfeitos? A resposta vem através dos Doutores da Igreja, conhecedores das necessidades da alma e mestres da vida espiritual: "Se queres ser santo, perfeito, cumpre fielmente teus deveres".
 Perguntado um jovem eremita a um Padre do deserto que livros o ajudariam a progredir no caminho da perfeição, obteve esta resposta: "Só conheço dois livros: "O Evangelho, que leio cada manhã, e a Regra, que leio à noite. O primeiro me ensina que devo fazer para ser discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o segundo, que devo fazer para ser um bom monge. Isto me basta".
 Leiamos portanto as Leis de Deus para pautamos por elas a nossa vida. "Quando caminhares, te seguirão, quando descansares, te guardarão, quando despertares, te falarão". Ao caminharmos, onde quer que estejamos, acompanhar-nos-ão para nos guiarem os passos. Estarão conosco em nosso sono e se apresentaram à nosso mente, ao desperta-nos. ao escutarmos o sinal de levantar, sejam elas a voz a nos devolver à vida. Com  o seu auxílio venceremos a luta, superaremos os obstáculos e a resistência da nossa natureza inclinada às comodidades e inimiga da mortificação e do esforço. As leis, como vida, ajudar-nos-ão a vencer o medo de perigos imaginários, estimulando-nos a avançar rápido no caminho da obediência. que vivamos sempre em sua companhia para que possamos pedir-lhes conselho e ouvir logo a sua resposta com ânimo dócil e coração generoso.
(C. Gil Ojciec Rafael Kalinowski p. 109-110)  

Oração:

Ó Deus, que concedeste a São Rafael Kalinowski, o espírito de fortaleza nas adversidades e o extraordinário zelo da caridade em prover a unidade das Igrejas, concedei-nos, por sua intercessão, sermos fortes na fé e amarmo-nos, uns aos outros, colaborando também, para a união de todos os fieis em Jesus Cristo, Nosso Senhor, que é um só Deus convosco na unidade do Espírito Santo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário