segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Beatos Dionísio da Natividade e Redento da Cruz.


 Dionísio da Natividade, presbítero, no século Pedro Berthelot, nasceu em Honfleur (Calvados), na França, em 1600. serviu nos Reinos de França e Portugal, como almirante-de-esquadra e cosmógrafo. Em 1635 fez-se carmelita descalço em Goa, onde também pediu para ser ordenado. Redento da Cruz, no século Tomás rodrigues da Cunha, português, nasceu em 1598, professou como irmão converso entre os Carmelitas Descalços de Goa, em 1615. Ambos foram enviados pelos superiores para Achém, na Ilha de Sumatra, onde foram martirizados pelos mouros no dia 29 de Novembro de 1638, pela sua adesão a Cristo, testemunhando até o fim a sua firmeza na fé. 

Da Subida do Monte Carmelo de São joão Da Cruz (Século XVI)

 "Se alguém quiser seguir-me, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me, pois aquele que quiser salvar a própria vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por causa de mim vai encontra-lá"
 Oh! quem pudera dar agora aqui a entender e a exercitar e saborear que coisa seja este conselho, que aqui nos dá o nosso Salvador de nos negarmos a nós mesmos, para que vissem os espirituais como é diferente daquilo, que muitos pensam, o modo que neste caminho devem levar, pois entendem uns que basta qualquer forma de afastamento e de reforma maneira nas virtudes, continuar a oração e seguir a mortificação, mas não chegam à desnudez e à pobreza ou ao alheamento ou à pureza espiritual, - que é tudo o mesmo - a quem nos aconselha aqui o Senhor, porque andam a alimentar e vestir a natureza de consolações e sentimentos espirituais, mais que a desprendê-la e negá-la por amor de Deus, numa e outra coisa.
 Com isto espiritualmente se fazem inimigos da cruz de Cristo, porque o verdadeiro espírito antes busca o desabrido em Deus que o saboroso, e mais se inclina ao padecer que ao consolo, e mais a carecer, em Deus, de todo o bem que a possuí-lo, e mais às escuras e aflições que às doces comunicações, sabendo que isto é seguir a Cristo e negar-se a si mesmo, ao passo que a outra maneira é buscar-se a si mesmo em Deus, o que é muito contrário ao amor.
 Se o homem se determina a sujeitar-se a levar esta cruz, que é um determinar-se a querer deveras achar e levar trabalho em todas as coisas por Deus, em todas elas achará grande alívio e suavidade.
 O aproveitar não se encontra senão imitando a Cristo, que é Caminho, Verdade e Vida, e ninguém chega ao Pai senão por ele. Este caminho é morrer a nossa natureza.

Hino:

Santos irmãos, Redento e Dionísio,
agora no Sol, que é Deus, imersos,
bendizeis a mão toda bondade,
que não vos traçou rumos diversos.

Amantes de Cristo até ao martírio,
irmanados na mesma vocação,
ofereceis a Deus, no mesmo cálice,
sangue de almas de oração.

Este sangue unido ao de Cristo,
que dá valor a toda a oblação,
caia hoje sobre a vossa família
como o Batismo de Vida e Redenção.

E a nós, vossos irmãos carmelitas,
que louvamos a Cristo no vosso louvor,
ajudai-nos a dar-lhe todos dias 
continua prova de nosso amor.

Glória a ti, ó Pai celeste,
pelo teu Filho, o Senhor Jesus,
e ao Espírito, Força dos mártires,
fonte de amor e fonte de Luz!

Oração:

Deus eterno e todo-poderoso, que concedestes aos Bem-aventurados mártires Dionísio e redento a honra e a graça de morrer pelo nome de Cristo, derramai sobre nós a vossa força, pois somos fracos, e fazei que, saibamos manter-nos fortes, para darmos testemunho de vós com a nossa própria vida. Por Cristo Nosso Senhor.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário