quarta-feira, 15 de junho de 2011

Santo Eliseu, Profeta.

No dia 14 de julho o Carmelo celebra a memoria litúrgica de uma das suas figuras inspiradoras, o Santo Profeta Eliseu, e assim nos é narrado em 1Rs 19,21:
"Quando Elias se aproximou de Eliseu, lançou o seu manto sobre os ombros dele, e Eliseu, largando os bois correu imediatamente para seguir Elias e servia-lhe". Eliseu recebendo o espirito de Elias, entre muitos grandiosos prodigios, curou Naamã da lepra, ressuscitou um menino que falecera, conviveu entre os filhos dos profetas e, em nome de Deus interveio muitas vezes nos acontecimentos do povo de Israel. A Ordem do Carmo, lembrada das suas origens no monte carmelo, desejou com a celebração litúrgica dos grandes Profetas, celebrar a memoria da presença deles e dos seus gestos. Já no ano de 1399 o Capitulo Geral decretou celebração da festa de Santo Eliseu; e nos nossos dias o profeta lança uma luz sobre a missão profética do cristão com fidelidade ao Deus Vivo e Verdadeiro.





"Continuando o seu caminho, entretidos a conversar, eis que de repente um carro de fogo com cavalos de fogo os separou um do outro, e Elias subiu ao céu num turbilhão. Vendo isso, Eliseu exclamou: Meu pai, meu pai! Carro e cavalaria de Israel! E não o viu mais. Tomando então as suas vestes, rasgou-as em duas partes." (2 Rs 2, 11-12)










"A mulher de um dos irmãos profetas suplicou a Eliseu, dizendo: "Teu servo, meu marido, morreu, e bem sabes que reu servo remia a Deus. Ora, veio o credor para tomar meus dois filhos e fazê-los escravos" Eliseu lhe disse "que posso fazer por ti? Dize-me, que tens em casa? Respondeu ela: Tua serva nada tem em casa, a não ser um vaso de óleo." então ele ordenou "Vai e pede emprestadas a todos seus vizinhos ânforas vazias em grande quantidade! Depois entra, fecha a porta atrás de ti e de teus filhos e derrama áleo em tadas essas ânaforas, pondo-as de lado á medida que forem ficando cheias" ela retirou-se e fechou a pota atrás de dela e de seua filhos; e estes lhe apresentavam as âforas e ela enchia... " 2Rs 4, 1-6)
"Eliseu chegou a casa; lá esta o menino morto e estendido sobre sua própria cama. Ele entrou fechou a  porta atras deles dois e orou a Deus... depois tornou a subir e se estendeu sobre ele, até sete vezes: então o menino espirrou e abriu os olhos ... Toma teu filho " (Cf. 2 Rs 4, 8-37)



"Naamã chegou com seu caro e seus cavalos e parou a porta da casa de Eliseu. este mandou um mensageiro dizer-lhe  "Vai lava-te sete vezes no Jordão e tua carne te será restituida e ficará limpa... desceu pois e mergulhou sete vezes no Jordão conforme a ordem de Eliseu; e sua carne se tornou sadia como a de uma criança e ficou limpa' (Cf. 2 Rs 5, 1-27)

"Daí, Eliseu foi para Betel. Enquanto subia pelo caminho, um bando de garotos, que tinham saído da cidade, começaram a zombar dele, gritando: "Suba, careca! Suba, careca!"  Eliseu virou-se, olhou para eles e os amaldiçoou em nome de Javé. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois garotos." (2 Rs 2, 23-24)

Oração:


Deus, nosso Pai, Pastor dos homens e Redentor, que sois proclamado admirável nos vossos santos profetas e derramastes o espirito de Elias sobre o vosso profeta Eliseu, dignai-vos, na vossa bondade, fazer crescer em nós os dons do Espirito Santo, para que, compenetrados da nossa missão de profetas, possamos por toda parte testemunhar a vossa divina presença e a vossa adorável providencia. Por Cristo Nossa Senhor. Amém 

Nenhum comentário:

Postar um comentário