quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os religiosos devem defender direito do homem a viver com Deus, afirmou o Pap

ZAGREB, 06 Jun. 11 / 01:22 pm (ACI/EWTN Noticias)

Na homilia das Vésperas que rezou com os sacerdotes, religiosos e consagrados ontem em Zagreb (Croácia), o Papa Bento XVI disse que, segundo o exemplo do Beato Alojzije Stepinac, eles têm o dever de defender a verdade e o direito do homem a viver com Deus.

Conforme assinala Rádio Vaticano, na Catedral dedicada em Zagreb a Maria Santíssima Assunta e a São Estevão rei da Hungria, o Santo Padre se referiu ao Beato Stepinac, "valoroso pastor, exemplo de zelo apostólico e firmeza cristã, cuja vida heróica ilumina também hoje os fiéis das dioceses croatas, sustentando assim a fé e a vida eclesiástica".

"Os méritos deste inesquecível Pastor brotam essencialmente da sua fé: na sua vida, manteve sempre o olhar fixo em Jesus, configurando-se de tal modo com Ele que se tornou uma imagem viva de Cristo, mesmo dos seus sofrimentos. Devido precisamente à sua firme consciência cristã, soube resistir a todo o totalitarismo, tornando-se defensor dos judeus, dos ortodoxos e de todos os perseguidos no tempo da ditadura nazista e fascista e depois, no período do comunismo, "advogado" dos seus fiéis, especialmente dos numerosos sacerdotes perseguidos e assassinados. Sim, tornou-se "advogado" de Deus sobre esta terra, já que defendeu tenazmente a verdade e o direito do homem viver com Deus".

Bento XVI disse logo que "o Beato Aloísio Stepinac correspondeu-lhe com o seu sacerdócio, com o episcopado, com o sacrifício da vida: um único "sim" unido ao de Cristo. O seu martírio marca o apogeu das violências perpetradas contra a Igreja durante a terrível estação da perseguição comunista".

"Os católicos croatas, de modo particular o clero, foram objeto de vexações e abusos sistemáticos, que visavam destruir a Igreja Católica a começar da sua Autoridade local mais alta. Aquele período, particularmente duro, caracterizou-se por uma geração de Bispos, sacerdotes e religiosos dispostos a morrer para não atraiçoar Cristo, a Igreja e o Papa. O povo viu que os sacerdotes nunca perderam a fé, a esperança, a caridade, e deste modo permaneceram sempre unidos. Esta unidade explica o que é humanamente inexplicável, ou seja, que um regime tão duro não tenha podido dobrar a Igreja".

Bento XVI afirmou que "Também hoje a Igreja na Croácia é chamada a estar unida para enfrentar os desafios do contexto social em mudança, individuando com audácia missionária novos caminhos de evangelização especialmente ao serviço das jovens gerações. ".

Neste contexto se referiu à importância de que, "sobretudo os Bispos e os sacerdotes trabalhem sempre ao serviço da reconciliação entre os cristãos divididos e entre cristãos e muçulmanos, seguindo os passos de Cristo, que é a nossa paz. Relativamente aos sacerdotes, não deixeis de oferecer-lhes claras indicações espirituais, doutrinais e pastorais".

"A comunidade eclesial apresenta no seu próprio seio legítimas diversidades, mas só pode prestar um testemunho fiel ao Senhor na comunhão dos seus membros. Isto requer de vós o serviço da vigilância, que haveis de prestar no diálogo e com grande amizade, mas também com clareza e firmeza".

Depois de recordar que o beato Stepinac dizia que "um dos maiores males de nosso tempo é a mediocridade nas questões de fé", o Papa assinalou que "doutrina moral da Igreja, hoje freqüentemente incompreendida, não se pode desvincular do Evangelho. Compete precisamente aos Pastores propô-la com autoridade aos fiéis, para os ajudarem a avaliar as suas responsabilidades pessoais, a harmonia entre as suas decisões e as exigências da fé".

O Santo Padre exortou aos sacerdotes a não desanimar-se apesar da escassez de vocações e a "permanecer vigilantes na oração e na vida espiritual para realizardes com fruto o vosso ministério: ensinar, santificar e guiar a quantos estão confiados aos vossos cuidados".

Logo alentou a acolher "com magnanimidade quem bate à porta do vosso coração, oferecendo a cada um os dons que a bondade divina vos confiou. Perseverai na comunhão com o vosso Bispo e na mútua colaboração. Alimentai o vosso compromisso nas fontes da Escritura, dos Sacramentos, do louvor constante de Deus, abertos e dóceis à ação do Espírito Santo; sereis assim agentes eficazes da nova evangelização, que sois chamados a realizar juntamente com os leigos, de modo coordenado e sem confusão entre aquilo que depende do ministério ordenado e o que pertence ao sacerdócio universal dos batizados. Tende a peito o cuidado das vocações ao sacerdócio".

Aos consagrados e consagradas, assegurou que "a Igreja espera muito" deles. "Que Deus seja sempre a vossa única riqueza: deixai-vos plasmar por Ele, para tornar visível ao homem atual, sedento de valores autênticos, a santidade, a verdade, o amor do Pai celeste. Sustentados pela graça do Espírito, falai ao povo com a eloqüência duma vida transfigurada pela novidade da Páscoa. Deste modo a vossa vida inteira tornar-se-á sinal e serviço da consagração que cada batizado recebeu quando foi incorporado em Cristo".

Finalmente pediu aos jovens que se preparam para o sacerdócio ou a vida consagrada, que seu "Esteja sempre pronto o vosso coração. O testemunho heróico do Beato Aloísio Stepinac inspire uma renovação das vocações entre os jovens croatas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário