segunda-feira, 6 de junho de 2011

Carmelitas rezam pela unidade dos Cristãos


Segundo as constituições da Ordem do Carmo, assim como todo católico de forma especial os carmelitas são obrigados a se comprometer com o ecumenismo.
Assim consta nas constituições:
            “Na Sagrada Escritura e na tradição carmelita o profeta Elias é visto e venerado como aquele que de vários modos, soube ler os sinais da presença de Deus, conseguido por fim reconciliar aqueles que se tinham tornado estrangeiros ou inimigos entre si.
Como carmelitas, animados pelo seu, exemplo e pelo forte desejo de por em pratica o ensinamento de amor e reconciliação dado pelo Senhor, devemos participar no movimento ecumênico e no dialogo entre as religiões promovido pelo Concilio Vaticano II. Pelo primeiro promovemos relações com os Ortodoxos e as outras confissões cristãs; pelo segundo, cultivamos o dialogo a vários níveis com os Judeus e os Mulçumanos, com os quais partilhamos a veneração pelo profeta Elias como homem de Deus, e com os Hindus, Budistas e membros de outras religiões” (Constituições da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, nº 96)
Isto fazem os freis rezando pela unidade da Igreja Cristã em torno de seu único pastor como nos ensina o próprio Cristo “Que haja um só rebanho e um só pastor” (JOÃO, 10:16)e isto fizeram de forma concreta os freis Alexandre, Tiago e os postulantes Edenilson, Rodrigo e Thiago, participando de um dos dias e oração, na semana de oração pela unidade dos Cristãos em Curitiba.
O culto Ecumênico aconteceu na segunda-feira, dia 06/06/2001 na Igreja Ortodoxa Autocéfala Ucraniana, participando representantes das Igrejas, Católica Romana,  de Confissão Luterana do Brasil, Anglicana, Evangelho Quadrangular e Ortodoxa Autocéfala Ucraniana, em um significativo momento de oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário