segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Vaticano apresenta Youcat e diz que é presente do Papa aos jovens

Gracielle Reis e Nicole Melhado

Da Redação, com Boletim da Santa Sé (tradução equipe CN Notícias)


Montagem sobre fotos/Arquivo
Dom Stanislaw Rylko ressalta que o Youcat é fiel ao contéudo do Catecismo da Igreja Católica
Nesta quarta-feira, 13, a Santa Sé, durante uma coletiva de imprensa, apresentou o "Youcat", Catecismo da Igreja Católica para os jovens, preparados para os participantes da 26ª Jornada Mundial da Juventude, em agosto deste ano.
Segundo o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, o lançamento do YouCat aconteceu graças ao empenho do Papa Bento XVI. "Ele que se interessou desde o início desta iniciativa. Ele percebeu que esta iniciativa era importante e se interessou, seguiu, encorajou-a até o fim e escreveu o prefécio que dá dinâmica ao "YouCat" para toda a Igreja, para todo o mundo", salienta Dom Fisichella.
O Catecismo para os jovens está sendo traduzido para seis idiomas com uma tiragem inicial de 700 mil exemplares. "Este é um presente do Santo Padre aos jovens participantes na Jornada Mundial da Juventude", destacou 
presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko.

Ao falar sobre a JMJ, o Dom 
Rylko observou que "não é suficiente fazer com que os jovens sonhem, mas eles devem ser ajudados a crescer com raízes sólidas no 'humus' da tradição cristã. Uma verdadeira educação na fé dos jovens deve começar por colocar em Cristo sua liberdade. Ele é a rocha segura sobre a qual podem construir a sua vida".

A obra é composta por 527 perguntas e respostas diretas que abordam assuntos da vivência cotidiana da fé católica respondendo as principais dúvidas dos jovens. "Se tornou uma aventura incrível e é um milague que hoje esteja em vossas mãos um catecismo da Igreja Católica para os jovens fiéis, mas, ao mesmo tempo numa linguagem que passou por dois longos períodos de trabalho sobre cada palavra e sobre cada pergunta", conta 
o Arcebispo de Viena, na Áustria Dom Schönborn.
"O conteúdo Youcat traduz o conteúdo do Catecismo da Igreja Católica de modo rigoroso e fiel, adequado para os jovens. Não ignora o Catecismo, mas leva a ele, abre o caminho para o Catecismo e o Compêndio. Sua finalidade é levar os jovens a aprofundar o conhecimento de sua fé", explica Dom Rylko.
Dom Fisichella também enfatizou que o "Youcat" responde a uma exigência do momento presente que deve saber apresentar, em linguagem simples, abrangente e, sobretudo, acessíveis aos jovens, o patrimônio da fé que sempre e em todo lugar professam os cristãos". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário