segunda-feira, 1 de agosto de 2011

“todo ser humano é chamado a ser sujeito e a realizar a si mesmo, como pessoa.”

 Estimado leitor, é com muita alegria que venho apresentar para cada um de vocês, a reflexão em preparação ao mês vocacional. Vocação é uma palavra que vem do verbo latino “vocare” (chama), por isso que seu significado é “chamado”.
O chamado só pode acontecer entre duas pessoas, uma que chama, para uma determinada coisa, e a outra que escuta e responde. Todos nós temos uma primeira vocação que é a vida “Deus, criador, é um Deus que chama os seres à existência”, e Ele já nos conhecia, antes que nos formastes para sermos profetas (Jr 1,4-5). O segundo passo vocacional é o batismo, com ele nos tornamos Cristãos para dar continuidade à missão de anunciar e denunciar as injustiças do mundo, em diversas formas de realização da vontade de Deus. Com isso a Igreja Católica celebra em sua liturgia, nos quatros finais de semana no mês de Agosto, as vocações específicas que são vividas no interior da vocação pessoal. A 1ª semana é a vocação para o ministério ordenado: Diáconos, Padres e Bispos. 2ª semana vocação para a vida em família e dia dos Pais. 3ª semana para a vida consagrada: religiosa (as) e consagrados (as) seculares. 4ª semana os ministérios e serviços na comunidade.
Neste contexto somos convidados a responder o chamado vocacional, livre e sem medo, pois o Pai chama, o Filho acolhe e o Espírito Santo nos ilumina. Somos atraídos cada dia para nossa vocação, renovando nosso sim a Deus, por meio do testemunho de Cristãos. Deus nos dias de hoje, continua nos chamando para dar uma resposta às necessidades do tempo atual: em meio a drogadição, a prostituição, a marginalização e outros.
Vivemos uma constante busca vocacional. Como nossa busca nunca acaba, também nunca teremos uma resposta pronta e perfeita. Todos os dias temos o dever de voltar a escolher aquilo que desejamos alcançar. Deus caminha junto com o homem: “Eu estarei contigo”, diz Jesus. Vencer as dúvidas, as vacilações, os momentos de incertezas, as horas de escuridão; Vencer a vontade de fugir, o medo, à responsabilidade da vocação, a tentação de dizer “não” e a virar as costas, é a convicção de que Deus está com a gente. Ele vive naquele que procura dar uma resposta sincera. A função do homem é ter vontade firme e deixar-se conduzir por Ele.
Portanto somos convidados a estar atentos aos apelos que Deus nos faz para transformação e salvação da humanidade, por meio de sua graça recebida. Pedimos assim a luz do Espírito Santo: “Jesus, mestre divino, que chamastes apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis na missão de apóstolos leigos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade. Amém”.(Oração de Paulo VI)
Fraternalmente no Carmelo
Frei Anderson Emanuel O. Carm
freiscarmelitas@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário