quarta-feira, 18 de abril de 2012

Votos perpetuos frei Edimar, frei Wagner e frei Tiago.






O que é a profissão solene (perpétua) dos votos na vida religiosa?
Desde o início do Cristianismo, sempre houve na Igreja Católica pessoas que buscavam viver seu batismo de forma mais radical. Depois de um período marcado pelo martírio, começaram a surgir, a partir do século IV, grupos de homens e mulheres que desejaram viver essa radicalidade segundo um mesmo carisma, um mesmo estilo de vida. Formou-se assim o que chamamos até hoje de vida religiosa.
Os Carmelitas é um desses grupos. Nós surgimos no Monte Carmelo, Palestina, por volta do ano 1207. Nessa época, algumas pessoas organizaram-se nesse monte santo, junto à fonte do profeta Elias, tendo uma capela dedicada a Maria, para viverem em obséquio de Jesus Cristo e abraçarem o seu Evangelho como norma suprema da vida. A vida de oração, o silêncio, a fraternidade, o serviço ao povo, a contemplação e profetismo são algumas das características do carisma carmelitano. Uma das formas de adesão ao carisma é por meio da profissão dos votos solenes.
Os conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade professados publicamente na Igreja são uma forma radical de testemunho do seguimento de Cristo. O dia da profissão solene (perpétua) é, portanto, aquele no qual o(a) candidato(a) promete publicamente a Deus que buscará viver os três votos por toda sua vida. Essa promessa se dá depois de um longo discernimento e acompanhamento vocacional. Este é o ponto máximo dos que desejam abraçar a vida religiosa.
Como frei Carmelita, o religioso atuará, sobretudo, em paróquias, escolas, centros de espiritualidade, centros de recuperação, hospitais ou em qualquer lugar necessitado de sua presença, desde que seja uma presença orante, fraterna e profética. No caso dos homens, para aqueles que se sentem chamados, também há possibilidade de o frei se ordenar padre, sendo assim um frei sacerdote.
Algumas características dos três votos:
Obediência: ser submisso à vontade de Deus, o que vai contra o desejo de auto-sufiência; ser obediente à Palavra de Deus; ser obediente ao Prior Carmelita (um dos freis que é escolhido para ser o representante do grupo por um determindado tempo);
Pobreza: Jesus, pobre, identificou-se com os pobres e pequenos; esvaziamento de nós mesmos para enchermo-no de Deus; partilha de bens materiais e espirituais com a comunidade e o povo de Deus; denúncia das injustiças sociais; os bens materiais que receber, pertencem ao convento; buscar viver uma vida simples, mas na qual não falta o necessário; obter o sustento por meio do trabalho.
Castidade: ser casto, assim como Jesus, para dedicar-se totalmente à causa do Reino; amar a Deus e ao próximo desinteressadamente; vida celibatária (abstenção de formar uma família); busca-se uma vida afetiva equilibrada.
Texto elaborado a partir das Constituições Carmelitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário