quarta-feira, 25 de julho de 2012

70 anos do Martírio do Beato frei Tito Brandsma


No dia 26 de Julho de 2012 completam-se 70 anos de martírio do Beato Tito Brandsma.
Sua vida oferece um exemplo de correlação entre vida mística e compromisso com o mundo em defesa da dignidade do homem. Ficou conhecido por sua disponibilidade com todos e em tudo.
Antes e durante a ocupação nazista na Holanda, lutou com força e fidelidade ao evangelho contra a propagação da ideologia nacional-socialista e defendeu a liberdade do ensino e da presença católica. Por isso foi prezo. Começando assim seu calvário de sofrimentos e humilhações, porém ainda assim infundia serenidade e transmitia consolo ao demais deportados e lhes ajudava em seus sofrimentos. Em meio aos sofrimentos soube comunicar o bem, o amor e paz. Depois de passar por vários cárceres e campos, por fim foi internado em Dachau, onde foi assassinado em 26 de Julho de 1942. Foi proclamado Beato e Mártir pelo Beato Para João Paulo II em 03 de Novembro de 1985.

Oração Beato Tito Brandsma


Senhor Deus, fonte e origem da vida, infudiste no Beato Tito a força do vosso Espírito e a coragem, para, mesmo durante a crueldade da perseguição e do martírio, proclamar a liberdade da Igreja e a dignidade da pessoa humana. Concedei-nos por sua intercessão, empenharmo-nos na construção do Reino da justiça e da paz, sem nos envergonharmos do Evangelho, e que, em cada momento da vida, reconheçamos a vosso presença misericordiosa.
Por Cristo Senhor Nosso, Amém.